sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Comunicando nossas oficinas e nossos afazeres.

No dia 09/06, realizamos uma oficina para entregarmos o material e orientarmos o manuseio do mesmo, como proceder quanto aos estudos, as atividades e o avançando na prática.
Aproveitamos o momento para socializarmos o sistema de avaliação e entregamos um roteiro norteador para a produção dos relatos a serem apresentados e entregues ao formador.

No dia 14/07 realizamos a oficina referente ao TP3, unidade 9 e 10, sendo da unidade 10 a oficina realizada.
Fizemos uma retomada da unidade 9 que aborda os GÊNEROS TEXTUAIS enfocando o tema do intuitivo ao sistematizado, revelando que todo o falante já tem a partir do uso no cotidiano, a noção de alguns gêneros de circulação mais comuns como: bula de remédio, convites, cartas, e-mail, etc e que a sistematização destes e de outros gêneros necessitam de um estudo mais profundo. Nesta unidade abordamos os aspectos que servem como determinantes para a classificação do gênero são eles aspectos lingüísticos, forma composicional, sendo, no entanto, a situação sóciocomunicativa que o define.
Nesta oficina, estudamos a diferença entre o gênero literário e o não literário, pois cada um tem função diferente enquanto o literário busca despertar o prazer, o trabalho com a linguagem e o texto não literário cuja função é utilitária, e o seu objetivo é informar.
Para fixar melhor os conceitos discutidos propusemos aos cursistas uma atividade em grupo utilizando os seguintes textos: LAVADEIRAS DE MOÇORO, ATIVIDADE INDUSTRIAL E ESPAÇO GEOGRÁFICO, OPERÁRIO EM CONSTRUÇÃO E O CORDEL.

A segunda oficina realizamos no dia 28/07 na qual retomamos a unidade 9/10, os relatos do avançando na prática onde destacamos os trabalhos das professoras, Elza, Maria Aparecida, Marinalva, Sara e Maria José trabalharam com o gênero biografia embasado na de Drummond e desenvolveram com os alunos em terceira pessoa . Segundo as educadoras, inicialmente, os alunos demonstraram desestímulo, auto-estima baixa e desinteresse, mas com as explicações dadas pelas professoras eles empolgaram-se e realizaram as atividades de forma satisfatória. Já o professor Marcellus trabalhou com a canção de Fabião das Queimadas, o professor relatou que houve inicialmente certa rejeição por parte dos alunos, mas após constantes intervenções ele conseguiu com que todos participassem e o trabalho fluiu perfeitamente.

Avaliação
Podemos considerar a partir dos relatos dos professores, que a mudança de postura dele, as novas estratégias utilizadas despertam nos alunos o interesse e uma participação mais efetiva tornando as aulas mais prazerosas. Outro ponto a considerar refere-se ao fato de que procuramos trabalhar as atividades com os professores identificando os descritores da prova Brasil como forma de encaminhá-lo a realizar seu trabalho de forma mais focada no aluno e na sua aprendizagem.

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