domingo, 2 de agosto de 2009

TP3 Gêneros Textuais e Tipos textuais



Dia: 28/07/09
Oficina 6 – TP3 Gêneros textuais e Tipos textuais
Assunto: Tipos textuais / A inter-relação entre gêneros e tipos textuais
Nessa oficina fizemos a retomada da oficina anterior. Ocorreu o relato de experiência da aplicação do avançando na prática. Observei o interesse dos professores pelos avançando na prática Biografia, pág 25; trabalhando com jornais, pág 64; Trabalhando com música, pág 74 e o Cordel, pág. 84.
Em seguida situamos os professores na unidade 11 que trata dos tipos textuais, interagimos sobre o tipo narrativo, o tipo descritivo, o tipo injuntivo, o tipo preditivo e o tipo dissertativo que contém os aspectos expositivo e argumentativo.
Depois, abordamos o assunto sobre “A inter-relação entre gêneros e tipos textuais” definimos nossos objetivos, que foram relacionar sequências tipológicas à classificação de gêneros, analisar sequências tipológicas em gêneros textuais e reconhecer a transposição de um gênero textual para outro. Para essa oficina utilizamos os textos “Cidadezinha qualquer” e “Quadrilha” ambos de Carlos Drummond de Andrade; “Iracema”, de José de Alencar; “A parasita azul”, de Machado de Assis; as entrevistas de Luiz Vilela e de Lygia Fagundes Telles e por fim o texto “Balas para crescimento”, de autor não citado. Com esses textos refletimos gêneros textuais e sequências tipológicas, sequências tipológicas em gêneros textuais e a intertextualidade entre gêneros textuais.
Fizemos uso da mesma dinâmica utilizada na formação para trabalhar o estilo. Retomamos os objetivos da oficina, orientamos a ações da próxima e finalmente conduzimos as questões instigadoras, “Somos todos letrados nesta sala de aula?” e “Vivemos em um país letrado?”.
Ana Zélia Natal - RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário